NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Rumo à final – Futsal feminino

por NDU Comunicação | 2016-08-12
Rumo à final – Futsal feminino

No futsal feminino, o final de semana das finais chegou. Foram 35 times que disputaram o título de 3 divisões em mais de 100 jogos realizados na competição toda. O ginásio EDA, em São Caetano do Sul, e a UNIP Marginal irão receber as finais tão aguardadas pelas atléticas durante cada semestre.

Na série A, a reedição da final entre turnos e do segundo semestre de 2015 vai agitar o ginásio EDA. EEFE-USP e FMU se encontram mais uma vez na final e irão protagonizar um grande clássico do futsal feminino universitário neste domingo, ao meio-dia. Em 2015, as uspianas foram campeãs no primeiro semestre e a FMU levantou o caneco no segundo, vencendo a EEFE na final por 2 a 0. Porém, na final entre turnos, a EEFE mudou o cenário e venceu por 1 a 0.

A ala da FMU, Denise Chierighini, acredita que a melhor arma para tentar vencer a EEFE – e o forte ataque adversário – é ter um contra-ataque forte e eficiente.  “Ao longo do campeonato treinamos forte, muitas vezes em horários malucos e após à 00h, em pleno dia de semana, com atletas que levantam cedo no dia seguinte. Nosso time está sempre junto dentro e fora das quadras, como a família que é. Entramos em quadra pra jogar umas pelas outras e o trabalho duro é sempre recompensado! Somado a este fato ainda temos o apoio do nosso técnico, Klebber, eleito melhor técnico de Futsal Feminino na última edição do NDU e diretamente responsável pelo nosso troféu de campeãs do ano passado” disse Denise, empolgada com a final.

Rafael Monzem, aluno da Universidade de São Paulo, analisou o confronto e considera a equipe adversária mais preparada para a final. O clima entre as duas equipes é de respeito, e ao ser questionado sobre a partida, a mentalidade da equipe e sua preparação, Rafael declarou: “Pela determinação do time sempre melhorar e jogar no mais alto nível, deixa elas sempre motivadas a querer vencer tudo e todos e, consequentemente, manter o máximo de competitividade. No entanto, a equipe deve muito respeito a FMU. Ano passado, a EEFE perdeu a final do segundo turno para elas, num jogo duríssimo. Portanto, são grandes rivais e tem um time melhor que o nosso atualmente, com um treinador muito competente e vitorioso a frente. Mas, final é final, e elas terão que lidar com as dificuldades e com as virtudes delas para fazerem um bom jogo. A vitória será consequência disso”.

Pela série B, as finalistas Politéncica USP e FGV se classificaram com tranquilidade na 1ª fase. Ambas as equipes tiveram 100% de aproveitamento, os dois melhores ataques e as duas melhores defesas da competição. Nas quartas de final as duas equipes conseguiram passar – sem grandes sustos – pelas adversárias Medicina Santos e Medicina Paulista. Na fase seguinte (semifinal) a Poli enfrentou o Direito PUC e precisou da prorrogação para vencer e garantir sua vaga na final. A FGV também não teve vida fácil para garantir seu lugar na final. O jacaré enfrentou a FAU-USP e venceu por 1 a 0 em uma partida muito equilibrada com direito a gol nos últimos segundos de partida. Os dois times irão decidir o título neste domingo, às 10 da manhã, na UNIP Marginal.

Na série C, ICBIÓ-USP e Comunicação Metodista vão medir forças e brigar pelo título na mesma UNIP Marginal, às 14h. A Metodista teve o 2º melhor ataque da fase classificatória, ficando atrás apenas do próprio ICBIÓ. Por isso, o jogo deve ser muito aberto neste domingo. As duas equipes têm características ofensivas e buscam o gol a todo momento. No confronto entre as duas equipes na 1ª fase, o ICBIÓ venceu por 2 a 0, mas, cada jogo é um jogo e a metodista promete ir com força máxima para tentar a vitória desta vez.