NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Rumo à final – Basquete Feminino

por NDU Comunicação | 2016-06-23
Rumo à final – Basquete Feminino

O Basquete feminino chega às suas finais do 1º semestre, depois de mais de 40 jogos, 19 equipes brigaram em todas as bolas para alcançarem a grande final. A competição começou com apenas uma série, dividida em 3 grupos. Os 16 melhores se classificaram para os playoffs e jogaram as oitavas de final. Após o início dos playoffs, as equipes derrotadas nas oitavas de final tiveram uma segunda chance de

Nos playoffs da série A, a lógica da fase classificatória continuou. As duas melhores equipes da 1ª fase (EEFE-USP e POLI-USP) mantiveram o alto nível e irão se enfrentar na final, neste domingo (26) às 21h no Club Athletico Paulistano. Na fase de grupos, os dois times tiveram 100% de aproveitamento e números expressivos. A EEFE teve a melhor defesa, sofrendo apenas 94 pontos em 5 jogos. Em compensação, a POLI possui o melhor ataque da competição com 288 cestas pró (pontos convertidos).

Esse duelo de estilos diferentes na final da série A traz a expectativa de um jogo aberto e muito movimentado, com chances de vitória para ambas as equipes. Victoria de Falco, pivô da EEFE, enalteceu a defesa da sua equipe e declarou: “fomos campeãs da série B ano passado quando ainda estávamos em formação, o técnico era novo e muitas jogadoras também, e ao longo do semestre pudemos nos entrosar em quadra e fora dela. Como continuamos com basicamente a mesma formação, o time só evoluiu e conseguimos chegar à final, graças ao bom trabalho do nosso técnico, Diego, também”.

Por outro lado, Yen Wen Cheng (ala da Politécnica) acredita que a força do ataque de sua equipe tem potencial para “furar” a forte defesa adversária. As futuras engenheiras são as atuais campeãs da série A e – ao ser questionada sobre algum tipo de favoritismo – Yen disse: “Não acredito em favoritismo por sermos as atuais campeãs. Apesar de estarmos na final, o time mudou muito em relação ao ano passado e estamos com um elenco menos experiente e um pouco menos entrosado também. Essa renovação é normal, e aos poucos estamos construindo uma identidade para o time que vai ser muito importante para o futuro”.

Na série B, FEI e Medicina Santa Casa irão ser os protagonistas da final que acontece também no Paulistano, domingo às 19h. A FEI foi eliminada na série A pela equipe da Medicina UNESP Botucatu por apenas 2 pontos de diferença, e a Medicina Santa Casa caiu para a ESPM em um jogo equilibrado, também com poucos pontos de diferença. Mesmo não tendo uma das melhores campanhas na primeira fase, a FEI teve um dos melhores ataques e deve usar essa arma para vencer a partida. Por outro lado, a Santa Casa usa muito bem o equilíbrio entre o ataque e a defesa para vencer suas partidas – e vai tentar vencer mais uma desse jeito.