Os jogos de playoffs (fase de mata-mata) do Novo Desporto Universitário começaram para algumas modalidades, e as classificações e eliminações já estão acontecendo, movimentando as equipes e as atléticas participantes. O handebol feminino agitou o ginásio do EDA, em São Caetano do Sul, com jogos das oitavas de final, assim como o voleibol feminino, que também teve bons jogos realizados em São Caetano, no ginásio Lauro Gomes.
Direito USP e Medicina Santo Amaro se enfrentaram no EDA, às 10 da manhã, no sábado. A equipe das estudantes de medicina realizou um jogo seguro, conseguiu construir sua vantagem com tranquilidade durante a partida e sair com a vitória (20 a 10) e a classificação. Suas adversárias nas quartas de final serão as meninas da FGV, que obtiveram a 2ª melhor campanha na fase de classificação e eliminaram a Medicina Jundiaí com o placar avassalador de 19 a 2 nas oitavas de final. Giovanna Della Negra, atleta da Medicina Santo Amaro, declarou que o ritmo do time, nos treinos e nos jogos, está muito bom e isso está fazendo a diferença para que elas possam conquistar as vitórias. Ao ser questionada sobre a dificuldade da próxima partida, afirmou: “vamos jogar com a mesma garra do jogo anterior. Sabemos que será um desafio ganhar da GV, mas um jogo se ganha na quadra, e se toda nossa equipe jogar bem e focada, sabemos que temos grandes chances de vencer”.
No jogo seguinte, EEFE-USP e Direito PUC se enfrentaram em uma das partidas mais equilibradas da rodada. Com intensidade alta, a partida agradou à torcida presente em São Caetano e honrou as expectativas. Apesar do equilíbrio, a EEFE foi melhor nos momentos decisivos, conseguiu construir sua vantagem e administrá-la bem, vencendo a partida por 24 a 16. Nas quartas de final a EEFE fará um clássico uspiano contra a Medicina USP, dia 12/06, às 19h no EDA.
No domingo, dois jogos de voleibol feminino também movimentaram São Caetano. A Politécnica-USP enfrentou a Medicina Santa Casa e ESPM e FGV estrelaram o clássico de economíadas da rodada. Na primeira partida, a Poli teve uma atuação muito boa, anulou os pontos fortes da Santa Casa e confirmou sua classificação para a semifinal, vencendo por 3 sets a 1 (parciais: 25x14 / 23x25 / 25x14 / 25x11). No clássico da rodada, o Jacarito e o Jacaré disputaram a vaga nas semifinais. O jogo equilibrado e disputado que era esperado, ficou para outra oportunidade. A ESPM foi melhor e dominou a partida do começo ao fim, vencendo por 3 sets a 0 (parciais: 25x17 / 25x18 / 25x6).