NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Atletas brilham no desafio de basquete!

por NDU Comunicação | 2012-10-07
Atletas brilham no desafio de basquete!
Por NDU Comunicação

Nos dias 04 e 05 de agosto foram realizados, na capital paulista, os desafios de basquete masculino e feminino organizados pelo Novo Desporto Universitário - NDU. O torneio foi realizado no tradicional Clube Continental, localizado próximo a cidade de Osasco.

Contando com equipes de ambos os naipes (masculino e feminino) o evento foi criado com o intuito de intensificar a prática esportiva da modalidade, de forma diferenciada, dinâmica e motivadora. 

No sábado (04), foi a vez dos atletas do masculino entrarem em quadra para as disputas individuais e coletivas. As equipes da GV, FAU USP, FAAP, EEFE USP, Cásper Líbero e  FEA USP participaram do torneio e foram divididas em duas chaves de 3 integrantes cada, classificando-se as duas melhores equipes de cada grupo para a fase final. Na primeira semifinal, a equipe da FAAP venceu por 32 x 26 a Cásper Líbero em jogo de muito equilíbrio e no clássico de grande rivalidade universitária, a FEA USP foi derrotada pela forte equipe da GV por 26 x 17. Como as equipes realizaram diversos jogos no mesmo dia, o tempo de duração de cada partida foi reduzido para 15 minutos a fim de dinamizar a competição.

A grande final foi disputada entre FAAP e Getúlio Vargas que realizaram uma grande partida, repleta de lances de emoção até o final do tempo de disputa. Apesar da grande pressão imposta pela equipe da GV no final da partida, prevaleceu o maior controle emocional da FAAP, que venceu pelo placar de 25 x 24 e sagrou-se campeã do torneio.

No desafio de habilidades, o atleta Gilberto Vergueiro Theiss de Aguiar, o "Giba" (FAAP)  foi o grande destaque do evento, completando todo o circuito em menor tempo e convertendo todos os arremessos estipulados na prova. 

No desafio de 3 pontos, vitória do atleta da EEFE USP, Maurício de Campos Andrade, o "Paçoca", que converteu 10 bolas em quinze tentativas em menos de 1 minuto.

No domingo (05), participação maciça das meninas nos desafios. Estiveram presentes 9 Atléticas filiadas ao NDU: Getúlio Vargas, POLI USP, Arquitetura Mackenzie, Comunicação Mackenzie, Farmácia USP, ECA USP, Direito USP, Cásper Líbero e FEA USP.

No torneio de equipes, o sistema adotado pelos participantes foi de dupla eliminatória, ou seja, somente após duas derrotas ao longo da competição a equipe estaria desclassificada. 

As semifinais da competição marcaram fortes confrontos: na chave dos vencedores, a rivalidade mackenzista entre Arquitetura e Comunicação e Artes e na repescagem o embate entre Direito USP e FEA USP. No primeiro, vantagem para a equipe de Laura Ratto (Comunicação), cestinha do NDU no 1º turno por 15 x 12, em um jogo muito equilibrado e decidido nos segundos finais.  No confronto uspiano, uma reação fulminante no último minuto da partida, garantiu a vitória da FEA USP por 13 x 9. Como a equipe da Arquitetura não havia perdido nenhuma partida até o momento, fez-se necessária partida entre FEA USP e Arquitetura Mackenzie para se conhecer quem faria a grande final com a já classificada Comunicação Mackenzie. Mais uma partida eletrizante, onde a equipe da FEA USP jogando um basquetebol de marcação pressão e contra-ataques rápidos impôs seu ritmo desde o apito inicial mas não conseguiu segurar o melhor conjunto do adversário e o talento da atleta Jaqueline que com arremessos certeiros garantiu o placar a favor das futuras arquitetas por 16 x 11.

A final entre Comunicação e Artes e Arquitetura, ambas do Mackenzie, consagrou as duas melhores equipes de todo o torneio. Os treinadores de ambas as equipes - Diego Florez (A) e Vivian Gitti (C) - posicionaram suas equipes em quadra com a intenção de jogarem forte na defesa e evitarem o jogo intenso de garrafão, muito utilizado pela equipe do Tubarão. Do lado da Arquitetura, Jaqueline e Luna faziam a diferença no ataque e na Comunicação a dupla Amanda e Laura organizavam a defesa e saiam em rápidos contra-ataques.

No final, mais uma vitória apertada do "Tubarão": 10 x 8. 

O domingo também trouxe grandes surpresas nas competições individuais.

As atletas da GV - que não participaram do torneio de equipes - estavam presentes somente para as disputas individuais. A atleta Mariana Nunes Alvarez, foi a grande campeã do desafio de 3 pontos ao converter 7 bolas de 15 possíveis. No circuito de habilidades, quem levou a melhor entre as alunas participantes, foi a atleta da POLI USP, Isabela Bombig Terreri, que completou o percurso em 32 segundos e acertou todos os arremessos estipulados pela organização do evento.

Todos os campeões dos torneios individuais receberam troféu de posse definitiva e vale-compras da CENTAURO.