NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Playoffs do NDU – Primeiro Semestre promete muita emoção

por NDU Comunicação | 2015-11-18
Playoffs do NDU – Primeiro Semestre promete muita emoção

A maior competição universitária de São Paulo chega a sua reta final do 1º turno de 2015 nas modalidades de quadra. Foram mais de 500 jogos de basquete, futsal, handebol e vôlei na primeira fase do NDU, com as equipes competindo desde 28 de fevereiro até 30 de maio.

Os jogos dessa fase decisiva já começaram para o basquete e vôlei masculino no dia 31 de maio com a definição de algumas vagas para as quartas de final. Mas ainda tem muito por vir. Agora, os classificados começam uma nova etapa e vão travar disputas eletrizantes para decidir quem vai ficar com o tão esperado título.

Participaram da fase de grupos 47 atléticas de instituições de ensino das áreas de exatas, biológicas e humanas. Ainda se mantêm na competição 41 entidades com pelo menos um time cada na fase de mata-mata.

A atlética com mais equipes nos playoffs é a Direito PUC, que terá times disputando todas as oito modalidades de quadra - Handebol Masculino, Futsal Masculino, Vôlei Masculino e Feminino na Série A e Basquete Masculino e Feminino, Futsal Feminino e Handebol Feminino na Série B.

Com sete equipes nos playoffs as segundas melhores atléticas são FEI, Mauá, Santa Casa e ESPM.

As rodadas dos próximos finais de semana definirão as equipes finalistas, que entram em quadra pela disputa da taça nos dias 27 e 28 de junho.

 

Confira abaixo a análise da fase de grupos:

 

BASQUETE FEMININO (50 JOGOS)

Na série A, a campeã e a vice-campeã do último semestre de 2014 – Politécnica e Getúlio Vargas – estão invictas no campeonato. A melhor defesa fica com a GV, que tem o menor número de pontos contra (95), enquanto o melhor ataque até o momento é da Poli, que tem 60 pontos a mais da segunda colocada, a FMU. Já na série B, a EEFE USP garantiu a primeira colocação geral, com 10 pontos, ficando apenas um ponto à frente da FEA USP.

 

BASQUETE MASCULINO (73 JOGOS)

A Comunicação Anhembi, que disputa a Série A pela primeira vez, assegurou a primeira colocação no grupo A com 10 pontos. A Politécnica, líder da chave B, também permanece invicta e se apresenta como a melhor defesa da competição, com apenas 172 pontos sofridos. Equilíbrio é o que define as ouras seis equipes (FEA USP, FEI, FMU, EEFE, Getúlio Vargas e Medicina Paulista) que também conquistaram uma vaga para a fase de mata-mata, todas com apenas duas derrotas, exceto a Medicina Paulista, derrotada trêz vezes.

No 31 de maio, já aconteceu primeiro jogo dos playoffs série A, quando a EEFE conquistou uma vaga para as quartas ao vencer a FEI. O jogo foi transmitido pela TV Esporte Mais.

Outras disputas já aconteceram pela a série B. Os times de Unesp Botucatu, Mauá, EACH USP e Medicina Santo Amaro passaram do primeiro jogo dos playoffs e agora vão tentar uma vaga para a semifinal contra os times já classificados  de forma direta para as quartas devido ao melhor desempenho na fase de grupos.

 

FUTSAL FEMININO (80 JOGOS)

A EEFE USP reinou absoluta na Série A – é a única equipe invicta e tem o melhor ataque, com 19 gols marcados em cinco partidas. Grande desafio para o Direito USP, a melhor defesa, com apenas três gols sofridos. A FEI também passou como líder e pegará a FMU. Senac x EACH USP e Medicina UNESP Botucatu x Medicina USP completam os playoffs.

Na Série B, as oitavas já foram definidas e colocaram, frente a frente, IME USP x ESPM, FEA USP x FFLCH USP, Santa Casa x Belas Artes e Comunicação Anhembi x Cásper Líbero – este último clássico entre equipes de comunicação.

 

FUTSAL MASCULINO (102 JOGOS)

Na maior modalidade do NDU, o nível técnico foi altíssimo. Foram mais de cem jogos disputados e uma média de 6,3 gols por partida, totalizando 649 gols. Na Série A, FEI e EEFE USP foram líderes de seus grupos e encaram nas quartas Direito PUC e FEA PUC respectivamente. A Comunicação Anhembi pega a FEA USP, enquanto ESPM e Insper fazem um clássico no último jogo das quartas.

Na Série B, a fase de grupos definiu os seguintes confrontos: Belas Artes x IME USP, Santa Casa x Direito USP, Medicina Santos x Cásper Líbero e RI PUC x EACH USP.

Já na Série C, com os playoffs já em andamento, as quartas são Farmácia USP x ECA USP, Medicina USP x Comunicação PUC, FFLCH USP x FAE Metodista e Mauá x Medicina PUCCamp.

 

HANDEBOL FEMININO (50 JOGOS)

A FEA USP manteve seu excelente desempenho dos últimos anos e passou como líder do grupo A sem perder, tendo pela frente a Medicina Paulista nas quartas. A Politécnica USP, líder do outro grupo, vai encarar as rivais da Farmácia USP. Dono do melhor ataque da competição com 115 gols feitos, a ESPM faz um clássico contra a Getúlio Vargas. Completa as quartas um jogo de extrema rivalidade: Medicina USP x Santa Casa.

Direito PUC e Medicina Unesp Botucatu dominaram seus grupos e passaram sem dificuldades na Série B. Nos playoffs, as invictas da PUC pegam o Direito USP – que tem a melhor defesa do campeonato – num clássico de Jurídicos, enquanto a futuras médicas encaram a Educação USP. A FMU vai para cima da Medicina Taubaté, e a EACH USP disputa uma vaga contra a Mauá.

 

HANDEBOL MASCULINO (50 JOGOS)

Na Série A, a Medicina Uninove vai aos playoffs como a única equipe invicta. O adversário será outro time de médicos – a Medicina USP, que passou em quatro lugar na chave B. O líder do grupo, a FEA USP, fará um duelo de atléticas de Economia com a Fecap, que só garantiu a classificação na última rodada. Dona do melhor ataque da competição com 133 gols marcados em cinco jogos, a ESPM encara a Politécnica USP, enquanto a Direito PUC, atual campeã do NDU, disputa uma vaga nas semifinais contra a Santa Casa.

Na Série B, duas equipes invictas – Comunicação Anhembi e Mauá, líderes absolutas de seus grupos, que pegam, respectivamente, Medicina Unesp Botucatu e FEA PUC. Completam a primeira rodada dos playoffs FFLCH USP x Medicina Taubaté e FEI x Medicina Santos.

 

VOLEIBOL FEMININO (50 JOGOS)

A atual campeã do NDU, Insper, e o Direito PUC (melhor ataque da competição com 266 pontos) lideram na pontuação geral nos grupos A e D respectivamente, A Getúlio Vargas, dona da melhor defesa, é a primeira da chave B, enquanto a Politécnica foi a melhor do grupo C – ambas com 8 pontos cada. Com esse resultado, as quatro equipes vão direto para as quartas de final e aguardam os vencedores dos confrontos entre ESPM x Comunicação Metodista, Medicina Santa Casa x Medicina Santo Amaro (clássico entre medicinas) e Mauá x FEI (grande duelo de Engenharíadas).

A FMU ainda aguarda o vencedor de FECAP x Medicina Taubaté para disputar a última partida eliminatória. As duas equipes jogam no dia 13 de junho para definir quem continua na disputa. As equipes do vôlei feminino 4º e 5º colocados de cada grupo, disputam playoffs a parte, para definir os grupos da Série B no 2º turno do NDU.


VOLEIBOL MASCULINO (55 JOGOS)

Mais uma vez, a Politécnica figura entre os melhores colocados do vôlei masculino. A Comunicação Anhembi, dona do melhor ataque com 300 pontos marcados; o Direito PUC, que tem a melhor defesa; e a Unifesp Osasco completam o quarteto que se classificou direto para as quartas de final. Os confrontos que aconteceram no dia 31 de maio já definiram as vagas das equipes de Medicina USP, Comunicação Metodista, FEA USP e Medicina Santa Casa para as quartas contra os times já classificados. As equipes do vôlei masculino 4º e 5º colocados de cada grupo, disputam playoffs a parte, para definir os grupos da Série B no 2º turno do NDU