NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

José Abdalla vence pela terceira vez o Desafio NDU de Xadrez

por NDU Comunicação | 2015-11-18
José Abdalla vence pela terceira vez o Desafio NDU de Xadrez

A 3ª edição do Desafio NDU de Xadrez aconteceu no último sábado, 11 de abril, no tradicional Clube de Xadrez São Paulo, localizado no centro da capital paulista. O evento reuniu 52 estudantes universitários de 13 IES – Instituições de Ensino Superior do Estado – um recorde entre todas as edições já realizadas.

O vencedor, porém, permaneceu o mesmo. O atleta José Lucas Aurelli Abdalla, da atlética do Direito PUC, conquistou o tricampeonato de forma invicta, vencendo as seis partidas que disputou. Rodrigo Yuji Kuninari, da Farmácia USP, garantiu o 2º lugar, com o total de 5 pontos, enquanto a 3ª posição ficou com, Líria Caetano Garcia, da FEA USP.

Os três primeiros colocados do campeonato, disputado em seis rodadas na categoria absoluto, receberam troféus pelo desempenho. Líria Garcia foi a melhor colocada entre as mulheres e recebeu uma medalha pelo feito.

Entre as IES, o melhor desempenho, apurado pela soma dos pontos de todos os jogadores participantes, foi da Medicina USP, com 26,5 pontos, seguida por FEA USP (19,5) e IME USP (17).

O campeão José Abdalla falou sobre a competição, pontuando sobre a estrutura preparada para receber o evento. “O NDU é um torneio bem agradável de se jogar, com um ambiente amistoso, organização impecável, sem atraso nas rodadas, parceiramentos que saem rápido e sem problemas com credenciamento e inscrições. Também foi muito bom no aspecto de arbitragem, com boas explicações e decisões acertadas”, elogiou José Abdalla.

O campeão também avaliou como positivo o aumento do nível técnico do desafio. “Quanto ao nível do torneio, talvez esse foi o Desafio NDU de xadrez mais forte das três edições, com muitos jogadores federados na Fide e um nível bem equilibrado”.

Outro ponto comentado pelo atleta foi a experiência proporcionada pelo NDU. “Particularmente, eu gosto muito de jogar o NDU porque é uma oportunidade de outros jogadores da minha faculdade poderem disputar competição oficial e ganharem experiência em um torneio como este, que apresenta jogadores de variados níveis. Também sinto algo diferente quando jogo a NDU. Desta vez, joguei com mais vontade e com um nível de xadrez um pouco maior do que apresentei em campeonatos anteriores, talvez por ter a possibilidade de ser tricampeão. Mas o fato é que eu gosto muito de jogar este torneio e ele exige o melhor de mim” finalizou.

Rodrigo Kuninari, que ficou com a segunda colocação, também teceu elogios à competição. “O desafio de xadrez do NDU foi um evento importante para vivenciar uma competição universitária desta modalidade maravilhosa. O local não poderia ser outro senão o tradicional Clube de Xadrez São Paulo, acompanhado da exemplar arbitragem do AI Estevão Tavares Neto. Participei de todas as edições e me sinto gratificado e orgulhoso ao observar o meu progresso. Pude conhecer pessoas fantásticas que me desafiaram e ao mesmo tempo me inspiraram para que eu evoluísse cada vez mais”, disse o atleta da Farmácia USP. “A cada torneio que participo, sinto que estou mais perto de me tornar um grande jogador e, em breve, conquistar a primeira colocação deste incrível campeonato”, completou.