São Paulo (SP) - A sexta edição da Virada da Consciência Negra contou com uma novidade em 2023. Em uma parceria inédita, a Universidade Zumbi dos Palmares e o Novo Desporto Universitário se juntaram para realizar a primeira edição do Torneio de Basquete da Virada da Consciência.
O evento foi realizado entre os dias 18 e 20 de novembro no Clube Espéria, em São Paulo e contou com a participação de 18 equipes (9 em cada naipe) e mais de 200 atletas.
O NDU convidou as 8 melhores equipes do ranking do basquete na temporada para participar do evento. As convidadas se juntaram às equipes da Zumbi, anfitriãs do torneio.
Além dos anfitriões, participaram no naipe masculino INSPER, EEFE USP, POLI USP, ESPM, FGV, UFABC, Medicina Santo Amaro e Engenharia Mackenzie. Entre as meninas as equipes participantes foram: FMU, LEP Mackenzie, Economia Mackenzie, Direito USP, UFABC, Medicina Santa Casa, EEFE USP, POLI USP e Medicina Santo Amaro.
As oito equipes se enfrentaram no torneio preliminar que deu vaga ao campeões para a Copa Virada da Consciência. Os meninos da Engenharia Mackenzie a as meninas da FMU garantiram o título e enfrentaram os anfitriões na Copa da Virada, realizada no feriado da Consciência Negra.
A equipe feminina da Atlética Zumbi dominou a final da Copa da Virada e conquistou o título sobre a FMU. No naipe masculino, Engenharia Mackenzie e Zumbi fizeram um duelo acirrado, que terminou com a vitória mackenzista pelo placar de 75 a 59. As partidas contaram com transmissão ao vivo pelo canal do You Tube do Novo Desporto Universitário.
Um dos idealizadores do evento, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente, destacou o papel do esporte universitário na celebração da data. "O propósito deste torneio é integrar, unir e convidar todos a celebrar o feriado da Consciência Negra. Esse é um dia de homenagem e celebração de um grande herói do povo brasileiro, que foi Zumbi dos Palmares. A confraternização pelo esporte é uma das formas mais bonitas de celebrar a data”, ressaltou Vicente na cerimônia de abertura do torneio.
O evento contou com o apoio da Moltem, que premiou os destaques das finais com bolas de basquete customizadas.