A 12ª edição do Desafio NDU de Xadrez foi realizada no último domingo em São Paulo e reuniu 145 enxadristas, de 45 equipes universitárias. Além de contar com recorde de inscritos na competição, a etapa registrou o surgimento de uma nova potência na modalidade no Novo Desporto Universitário.
Os alunos de engenharia do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica), de São José dos Campos, repetiram o desempenho da etapa passada e alcançaram o título do torneio. A conquista do bicampeonato veio no critério de desempate, já que tanto a equipe do Vale quanto a equipe da Poli USP terminaram a competição com 13.5 pontos. A equipe A do IME USP completou o pódio na terceira posição, com 13 pontos.
O Xadrez estreou como modalidade no Novo Desporto Universitário em 2013 e desde então já foram organizadas doze edições do campeonato. Mais de 800 enxadristas universitários já atuaram no evento.
O restrospecto das disputas por equipes é equilibrado e aponta quatro atléticas empatadas com dois títulos cada: além do ITA (campeão em 2022 e 2023), Medicina ABC, IME USP e Medicina USP são os únicos bicampeões do Xadrez no NDU.
Confira a classificação final do 12º Desafio Universitário de Xadrez no link: https://tinyurl.com/yc6k8rah