A Natação chegou para ficar no Novo Desporto Universitário. A modalidade fez sua estreia em 2022 e já se consolidou no calendário do esporte universitário de São Paulo. Os números comprovam o fortalecimento da modalidade no NDU: a primeira etapa de 2023, realizada no último domingo (26) em São Caetano do Sul, contou com novo recorde de participantes. Foram 360 alunos-atletas inscritos, de 30 atléticas, competindo em 17 provas.
O ranking absoluto da competição teve campeões inéditos nos dois naipes, com vitória da Medicina USP no feminino e do INSPER no masculino.
O desempenho da Medicina USP foi liderado pela nadadora Andressa Benati. A atleta fechou a competição com o melhor índice técnico e com a medalha de ouro nos 4x50m Livre, 100m livre e 50m livre. Além de Andressa, Maria Clara Fonseca, Letícia Cruz e Anna Carolina Mendes levantaram o troféu de campeã geral da competição no naipe feminino. Medicina Paulista e Arquitetura Mackenzie completaram o pódio.
A equipe masculina do INSPER chegou no topo do pódio em três provas (4x50m livre, 4x50m livre misto e 4x50m medley). Arthur Calabresi, Nabih Helou, Matheus Siqueira, Beni Stern e Thiago de Miranda garantiram o troféu do ranking geral masculino.
O destaque individual e melhor índice da competição no naipe masculino ficou com André Ramos Rocha, do Direito USP, após a conquista dos 50m Borboleta e 100m livre.
A prova foi realizada pelo NDU em parceria com a Federação Aquática Paulista e contou com mais de sete horas de transmissão ao vivo pelo youtube.
Confira no link os resultados completos da competição:
https://www.aquaticapaulista.org.br/calendario/?evento=5088