NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Atlética FECAP é destaque do NDU 2021

por NDU Comunicação | 2023-02-10
Atlética FECAP é destaque do NDU 2021

A edição 2021 do Novo Desporto Universitário contou com um formato inédito devido à pandemia e reuniu mais de 100 equipes nas modalidades de quadra. Com o fim da temporada no último final de semana, o principal destaque do ano foi a atuação das equipes da Atlética FECAP, que chegaram em três finais e conquistaram duas medalhas de bronze.

O troféu inédito da Atlética FECAP veio no handebol masculino. Em um jogo emocionante contra a POLI USP,  a equipe alvarista conquistou a medalha de ouro com um gol de diferença. As equipes alviverdes também ficaram com o vice-campeonato no basquete feminino, após derrota sobre a FEI, e no vôlei masculino, que teve a Economia Mackenzie como campeã. A FECAP também marcou presença com a terceira colocação no pódio do handebol feminino e do basquete masculino.

Além do sucesso nas quadras, o desempenho dos alvaristas também foi destaque nas modalidades individuais, com o título de Gustavo Yokota e o vice de Rafael Brandão na categoria federados do Tênis de Mesa Masculino. Entre as mulheres federadas, a mesa-tenista Karen Tsumura  ficou com a segunda colocação e Elisa Matsumura com a medalha de bronze. No Circuito NDU de Tênis 2021, medalha de prata para o alvarista Gustavo Oliveira.

O segredo do sucesso nas quadras é o reflexo de um esforço coletivo que teve de ser rdobrado durante a pandemia e envolveu a participação de alunos, técnicos e a diretoria da Instituição, que chegou até a fornecer acompanhamento psicológico para as equipes.

Para Anna Júlia Mattar, presidente da Atlética FECAP, o ponto de partida para o retorno bem-sucedido foi engajar atletas no retorno das atividades presenciais e depois enfrentar as dificuldades e limitações impostas pela pandemia. “Após o período de treinos on-line e gincanas virtuais, nosso tempo de preparação presencial para o NDU foi curto e tivemos que reduzir a frequência dos treinos. Os times sentiram muito e um ponto que acertamos foi a manutenção do contrato com os técnicos durante o período”, revelou.

As equipes também contaram com o apoio da direção da FECAP, que cedeu o ginásio da Fundação para os treinos. Outro ponto importante foi a manutenção do projeto de bolsas acadêmicas para os alunos-atletas.

O Novo Desporto Universitário volta às atividades em fevereiro de 2022, com as modalidades individuais e a retomada da competição de 2020, paralisada devido ao início da pandemia.