Após duas edições virtuais durante a pandemia, o tradicional Desafio Universitário NDU de Xadrez voltou a ser realizado presencialmente no último domingo no Clube de Xadrez de São Paulo. A décima edição do Desafio contou com a participação de 62 alunos, de 14 Instituições de Ensino Superior e teve a Atlética Poli USP como campeã inédita na categoria absoluto e também por equipe.
O enxadrista universitário Franz Masatoshi, da POLI USP, foi o campeão da edição, seguido por Vinícius Parente (MED ABC) e Daniel Santos, também da POLI USP. Defendendo as cores da AAAP, os irmãosDaniel e David completam o Top 5 da competição. Joana Lisboa, da FEA PUC foi a melhor colocada entre as mulheres, com 6ª posição na classificação final individual.
Com quatro enxadristas no topo da lista de classificação individual, a Atlética Poli também faturou de forma inédita o torneio por equipes.
O Xadrez estreou como modalidade no Novo Desporto Universitário em 2013 e desde então já foram organizadas dez edições do Desafio NDU de Xadrez. Mais de 600 enxadristas universitários já atuaram no evento, que intercala torneios individuais e por equipes. O histórico das disputas por equipes é equilibrado e aponta três atléticas empatadas com dois títulos cada: a Medicina ABC venceu as duas últimas edições, o IME USP foi campeão nas temporadas de 2017 e 2018 e a Medicina USP foi bicampeã em 2015-16.
Classificação Final Atléticas
1 POLITECNICA USP
2 MEDICINA ABC
3 MEDICINA SANTO AMARO
4 MEDICINA TAUBATÉ
5 FEA PUC
6 MEDICINA SANTA MARCELINA
7 MEDICINA PAULISTA
8 FEA USP
9 DIREITO PUC
10 GETULIO VARGAS
11 DIREITO MACKENZIE
12 FEI
13 MEDICINA EINSTEIN
14 MEDICINA ANHEMBI
Classificação final individual
1 Franz Masatoshi Yuri, POLITECNICA USP
2 Vinicius Parente Silva, GETULIO VARGAS
3 Daniel Santos M Valio, POLITECNICA USP
4 Daniel Lupovici Borger, POLITECNICA USP
5 David Lupovici Borger, POLITECNICA USP
6 Joana Lisboa Cunha, FEA PUC
7 Gabriel S E Santo, DIREITO MACKENZIE
8 Arthur B de F Monici, POLITECNICA USP
9 Rodrigo Chiri Porcel, MEDICINA STA MARCELINA
10 Henrique F de Lima, MEDICINA PAULISTA