Em reunião virtual realizada no último dia 28, o corpo diretivo do Novo Desporto Universitário apresentou para as lideranças das atléticas filiadas as novas fases do plano de retorno das competições organizadas pela entidade. Mais de 50 pessoas participaram do encontro.
O presidente Ricardo Bochicchio abriu a reunião expondo a visão da entidade sobre o cenário da pandemia. Após a liberação da prática esportiva pelos órgãos governamentais, seguido da melhora nos indicadores da pandemia, a pauta sobre o retorno do NDU voltou a ser considerada e foi aberta para a aprovação dos participantes.
No encontro também foram apresentado os dados da pesquisa quantitativa realizado para entender o cenário e as dificuldades enfrentadas pelas atléticas.
Entre os dados gerados pela pesquisa, destacam-se:
- 42% das faculdades já tem algum tipo de atividade acadêmica presencial
- 70% das Atléticas entendem que o retorno das aulas presenciais tem relação direta com a volta das atividades esportivas
- 62% das entidades acreditam na possibilidade de retorno do NDU em 2021
Considerando os diversos pontos de vista e realidades das equipes envolvidas, a proposta apresentada pelo NDU aborda o retorno gradativo das competições, começando pelas modalidades individuais que permitem melhor distanciamento e controle, com o cumprimento dos protocolos sanitários e sempre atrelados ao monitoramento dos números da pandemia, variantes e aumento da vacinação.
Ficou acordado que o retorno das modalidades individuais será realizado a partir da segunda quinzena de setembro. O NDU também apresentou a proposta de organizar uma competição para as modalidades coletivas entre outubro e dezembro, que não terá relação com a temporada regular da entidade. Já a competição regular do NDU, que foi suspensa em março de 2020, será retomada em fevereiro de 2022.