São Paulo (SP) - O Novo Desporto Universitário divulgou nesta quinta-feira as diretrizes, etapas e protocolos do seu plano de retomada das competições individuais e coletivas. O processo de retorno das atividades será pautado pela decisão colegiada das Atléticas e pelo avanço das fases do Plano São Paulo de retomada consciente, divulgado mensalmente pelo Governo do Estado.
A elaboração do planejamento da entidade para os próximos meses também levou em conta o resultado da pesquisa elaborada para compreender a forma como cada Atlética está lidando com a temporada atual. O resultado da pesquisa, etapas de retorno e protocolos sanitários que serão adotados constam no documento apresentado aos membros das 74 Atléticas participantes do NDU no último sábado (12).
Fases do Plano de Retorno do Novo Desporto Universitário:
ETAPA 1 A 1ª etapa do processo de volta do NDU está associada à Fase 3 do Plano SP, que prevê a flexibilização das atividades e é a fase vigente em todo o Estado paulista desde o último domingo (11). A Etapa 1 do plano de retorno do NDU prevê apenas atividades digitais por interação remotas, como a Batalha de Habilidades, realizada em Agosto, e a 2ª Edição do Desafio Virtual de Xadrez, que tem as inscrições abertas até o dia 21 de setembro.
ETAPA 2 Nas fases amarela e verde, dependendo da atividade proposta no planejamento 2020-2021, o NDU entrará na segunda etapa do processo de retomada, quando serão autorizadas a promoção de atividades e competições presenciais ou em duplas e sem contato como Tênis, Vôlei de Praia, Beach Tênis e Futevôlei. Nesta fase, o NDU também trará a Batalha de Habilidades das redes sociais para as quadras e gramados, promovendo desafios em circuitos individuais de Basquete, Futebol, Rugby, Handebol e Rugby. Serão atividades extras ao calendário anual regular de modalidades e sem custo aos participantes.
ETAPA 3 O terceiro e último passo para o retorno das competições de quadra e campo do primeiro turno de 2020, paralisadas desde março, é o avanço do Estado paulista à Fase 5 do Plano SP, que prevê o "Normal Controlado". Nele será possível a utilização de espaços públicos como quadras e ginásio e permitida a promoção de eventos com pequenas aglomerações.
Decisão colegiada: Segundo o Diretor-Presidente do NDU, Ricardo Bochichio, a escolha pela volta ou não das atividades na 3ª etapa caberá às Atléticas "Não iremos impor o retorno, chegaremos à uma decisão colegiada envolvendo todas as equipes participantes", afirmou.
As votações dos possíveis cenários de retorno por modalidade coletiva após a liberação da etapa 3, ocorrerão respeitando todos os pontos contidos no planejamento e deverão ter aprovação de, no mínimo, ¾ do total de equipes participantes da referida modalidade.
Próximas ações: Serão realizadas reuniões mensais (no período de toda quarentena) a partir do mês de outubro, para atualização do planejamento proposto pelo NDU. Os encontros da Comissão Organizadora da entidade com os membros diretivos das Atltéticas serão realizados nas seguinte datas pela plataforma Google Meet: 17/10, 7/11 e 5/12 sempre aos sábados à partir das 9h30.