O tradicional Clube de Xadrez São Paulo sediou a 9ª edição do Desafio NDU de Xadrez no último domingo. A competição reuniu 80 enxadristas, de 20 Instituições de Ensino Superior e teve Fernando Branchini, aluno da Economia Mackenzie como campeão absoluto.
Branchini alcançou total aproveitamento (6 pontos em 6 partidas) para chegar à conquista inédita. O aluno mackenzista havia ficado com a segunda colocação na edição anterior do Desafio NDU de Xadrez.
Do 2º ao 6º colocados na categoria absoluto, todos alunas fizeram 5 pontos e, pelos critérios de desempate, o 2º lugar coube a Cláudio Haddad Lima, da Engenharia Anhembi, enquanto a 3ª posição ficou para Iaggo Bernini Costa, da Medicina ABC.
No naipe feminino, Amanda Karsburg Fontella, da Medicina USP, foi quem teve melhor desempenho, vindo a seguir Joana Lisboa Cunha, da FATEC LAF e Thays Silva Victal, aluna da Engenharia Anhembi.
Entre as Atléticas e, considerando a pontuação de, no máximo, 5 enxadristas por Instituição, a melhor performance foi da MEDICINA ABC, com 21 pontos, seguido pela Politécnica USP, 20, e Medicina USP, 19.
Confira na sequência as classificações finais individual e por Instituição:
1 Fernando Luis S Branchini ECONOMIA MACKENZIE
2 Claudio Haddad Lima ENGENHARIA
3 Iaggo Bernini Costa MEDICINA ABC
4 Renan Augusto Lopes FATEC LAF
5 Renan Fortes Itagyba MEDICINA ABC
6 Daniel Marques Valio POLITECNICA
7 Amanda Karsburg Fontella MEDICINA USP
Samuel F Souza Pereira MED SANTO AMARO
9 Daniel Lupovici Borger POLITECNICA USP
10 Alexandre Kassab FEA
1 MEDICINA ABC 21
2 POLITÉCNICA USP 20
3 MEDICINA USP 19
4 MEDICINA SANTO AMARO 16
5 EACH USP 15
6 ENGENHARIA ANHEMBI 13.5
7 MEDICINA SANTOS 13.5
8 ENGENHARIA MACKENZIE 12.5
9 FEA PUC 12.5
10 IME USP 11.5
Sobre o NDU
Fundado em 2010, o Novo Desporto Universitário surgiu da união de grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.
A aposta ousada rendeu frutos e hoje, após 9 temporadas, o NDU e suas Atléticas parceiras colhem resultados surpreendentes: são mais de 8 mil atletas inscritos em cerca de 400 equipes. Os números credenciam o NDU como a maior entidade de prática esportiva universitária do país.
Texto: Estevão Tavares CXSP