NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

NDU segue crescendo e reune 419 equipes para o segundo turno

por NDU Comunicação | 2019-07-23
NDU segue crescendo e reune 419 equipes para o segundo turno

O NDU reuniu as 73 atléticas parceiras na última segunda-feira (22), em São Paulo, e divulgou os números e regulamento geral para o 2º turno de 2019. A escrita que se mantém desde a criação do Novo Desporto Universitário, em 2010, foi confirmada mais uma vez: a competição segue crescendo e contará com mais de 8.300 atletas nas 419 equipes inscritas para o segundo semestre nas modalidades de quadra e futebol de campo. A expansão do número de participantes é recorrente desde a fundação da entidade.

Com 120 times nos dois naipes, o futsal se mantém como a modalidade mais popular do Novo Desporto Universitário. Ao todo serão 9 divisões em disputa, sendo 4 femininas e 5 masculinas.

O handebol foi a modalidade que apresentou maior crescimento no segundo turno de 2019. O número de equipes inscritas saltou de 84 para 92 e o torneio já pode ser considerado um dos maiores do mundo, levando em conta o número de atletas e times. As Engenharia Mackenzie, atual campeã da chave feminina da Série A e ESPM, campeã do naipe masculino no 1º turno, são os times a serem batidos neste semestre.

O basquete do NDU contou com um campeão inédito no primeiro turno de 2019. As meninas da Faculdade Zumbi levantaram o troféu da Série A pela primeira vez e entram como favoritas no segundo semestre. Na elite masculina, o favoritismo segue com a Faculdade de Medicina de Taubaté, atual campeã invicta. Ao todo serão 85 times inscritos na modalidade, sendo 37 no naipe feminino e 48 no masculino.

Já o vôlei contará com 81 times no segundo turno: 43 equipes femininas e 38 masculinas. FGV e Engenharia Mackenzie são os atuais campeões da Série A da modalidade.

O futebol é a única modalidade anual do NDU e as férias de julho marcam a metade da fase classificatória da competição. Campeã em 2017, o INSPER lidera a Séria A, seguido por Rio Branco e ESPM. Na segunda divisão, os destaques são Economia Mackenzie e USCS, únicas incvitas da tabela.  A Série C do futebol comta com 17 equipes dividas em três grupos. Medicina Santos e Engenharia Mackenzie possuem as melhores campanhas e seguem favoritas para a reta final da competição.

Além das modalidades de quadra e do futebol, o segundo semestre do NDU também contará com novas etapas de Rugby 7's, Tênis de Mesa, Tênis e Xadrez.

Sobre o NDU

Fundado em 2010, o Novo Desporto Universitário surgiu da união de grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.

A aposta ousada rendeu frutos e hoje, após 9 temporadas, o NDU e suas Atléticas parceiras colhem resultados surpreendentes: são mais de 8 mil atletas inscritos em cerca de 400 equipes. Os números credenciam o NDU como a maior entidade de prática esportiva universitária do país.