O rugby sequer fez sua estreia no NDU já comprova o status de ser uma das modalidades em alta no esporte universitário de São Paulo. Em congresso técnico organizado na última terça-feira, o Novo Desporto Universitário confirmou 21 equipes participantes no torneio e definiu os confrontos da primeira etapa do Circuito NDU de 7's.
O torneio será realizado no próximo Domingo, à partir das 8hs, na Arena Paulista de Rugby e contará pontos para o ranking geral do NDU. Serão mais de 250 atletas participantes no evento.
Na chave feminina, as equipes foram divididas em grupos de 3 e o vencedor de cada grupo avança às semifinais. Já na chave masculina, além dos líderes de cada grupo, o melhor 2º colocado também segue na competição.
Entre as 12 inscritas na chave feminina do NDU 7's, a equipe da Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP) chega como forte candidata ao título. A equipe uspiana já disputou etapas do Circuito Super Sevens (Campeonato Brasileiro de Clubes) e representou o Brasil no Mundial Universitário da modalidade em 2018, na Namíbia.
O sorteio colocou a LAAUSP ao lado da Poli e do combinado Direito + Comunicação Mackenzie no Grupo B. A chave feminina do NDU 7's também terá a participação da ESPM, Farma + Vet USP e Medicina USP no Grupo A. Cásper Líbero, FGV + TSU e UFABC + FASB duelam no Grupo C. Já no Grupo D, se enfrentam FEI, Direito USP e o combinado FEA + Odonto USP.
A chave masculina do NDU 7s contará com 9 equipes incritas e tem a POLI USP como uma das favoritas ao título. O time da Politécnica contou com a participação de atletas universitários na campanha do inédito título brasileiro de Rugby XV conquistado em 2018 e chega forte para tentar levantar mais um caneco inédito. Anhembi Morumbi, Farmácia USP e FGV compõe o Grupo A. FEI, PUC e Cásper duelam no Grupo B. Já o Grupo C terá POLI USP, INSPER e ESPM.
Sobre o NDU
Fundado em 2010, o Novo Desporto Universitário surgiu da união de grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.
A aposta ousada rendeu frutos e hoje, após 9 temporadas, o NDU e suas Atléticas parceiras colhem resultados surpreendentes: são mais de 8 mil atletas inscritos em cerca de 400 equipes. Os números credenciam o NDU como a maior entidade de prática esportiva universitária do país.