O Novo Desporto Universitário entrou com tudo em 2019! A temporada de celebração da 10ª edição do torneio contará com novas modalidades e o NDU+, novo formato de competições intercursos.
As novidades visam atender às demandas das Atléticas e estão alinhadas ao crescimento das modalidades esportivas no cenário universitário. O NDU divulgou nesta semana o calendário oficial para a temporada, com previsão de início das competições em fevereiro. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro e a reunião de regulamento geral será no dia 2 de fevereiro.
Novas modalidades
Considerado um dos esportes que mais cresce no Brasil, o Rugby chegou para ficar no Novo Desporto Universitário! Atendendo aos diversos pedidos de alunos-atletas praticantes da modalidade, o NDU organizará um evento inédito de Rugby 7s no primeiro semestre e espera reunir ao menos 15 equipes nos naipes masculino e feminino.
O Beisebol também fará sua estreia no NDU em 2019. A modalidade que retorna aos Jogos Olímpicos em 2020 contará com um torneio no calendário da temporada que valerá pontos para o ranking geral do Novo Desporto Universitário.
O NDU conta agora com 10 modalidades em disputa: futsal, vôlei, handebol, basquete, xadrez, tênis, futebol, futebol 7 society, rugby 7s e beisebol.
NDU+
A grande novidade do calendário é o NDU+. A proposta de um novo formato de competição paralela ao torneio tradicional de quadras foi inspirada nos "Inters", que são a grande paixão do público universitário. Eventos como a Intermed, o Jumed e o Economíadas, envolvem grandes rivalidades, torcidas e diversão, porém são realizados anualmente e geram uma lacuna no calendário da Atléticas.
O NDU+ chega para aumentar a frequência de jogos e elevar o nível de competitividade nesses nichos. A medida também dará a oportunidade de Atléticas novatas, que não tem vaga nos "Inters", medirem força com as grandes potências universitárias. Além disso, o NDU+ facilita a participação de Atléticas sediadas fora do eixo da capital paulista.
O calendário de 2019 contempla duas edições do NDU+. Em fevereiro, as disputas serão reservadas às Atléticas de Medicina (NDU+ MED) e no segundo semestre será a vez dos estudantes de Economia e Administração duelarem pelo título inédito do NDU+ ECONO. As competições serão realizadas em quatro dias no formato mata-mata.
Temporada de celebração
Fundado em 2010, o Novo Desporto Universitário surgiu da união de grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.
A aposta ousada rendeu frutos e hoje, após 9 temporadas, o NDU e suas Atléticas parceiras colhem resultados surpreendentes: são mais de 8 mil atletas inscritos em cerca de 400 equipes. Os números credenciam o NDU como a maior entidade de prática esportiva universitária do país.
O fundador e diretor-presidente do NDU, Ricardo Bochicchio, celebra o crescimento da entidade e expressa sua gratidão a todos nesta jornada em prol do esporte. "Foram dez temporadas de muito trabalho e de atualização constante dentro do segmento para consolidar nossa marca e alcançar o protagonismo no cenário do esporte universitário nacional. O desafio agora é seguir inovando e proporcionando a melhor experiência possível para as Atléticas parceiras que apostam em nossa entidade", revelou.
Confira o Calendário da temporada 2019 do NDU:
JANEIRO
14 a 31 - Inscrições Gerais para o 1º turno
FEVEREIRO
02 - Reunião de Regulamento Geral
04 - Início do prazo de inscrições de atletas e técnicos
09 - Reunião de Regulamento Específico
16, 17, 23 e 24 - NDU+ MED
22 - Prêmio NDU Melhores do Ano
MARÇO
09 e 10 - 1ª Rodada NDU
ABRIL
06, 07, 13, 14 - NDU Tênis
JUNHO/ JULHO
24/06 - 11/07 - Inscrições Gerais para o 2º turno
13/07 - Reunião de Regulamento Geral
20/07 - Reunião de Regulamento Específico
AGOSTO
03 - 1ª Rodada NDU 2º Turno
03, 04, 10 - NDU+ ECONO