NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Finais do futebol encerram temporada de recordes no NDU

por NDU Comunicação | 2018-12-12
Finais do futebol encerram temporada de recordes no NDU

São Paulo (SP) - A temporada 2018 do Novo Desporto Universitário chegou ao fim no último domingo com a definição dos campeões no futebol. Direito FMU conseguiu o título inédito na Série A ao vencer o INSPER, enquanto Rio Branco e USCS faturaram o ouro nas Séries B e C respectivamente.

O NDU cresceu e acumulou números superlativos em 2018. O campeonato ultrapassou a marca de 400 equipes e 8 mil atletas inscritos no segundo semestre,  inovou com a criação do Circuito NDU de Tênis e se consolidou como  uma das maiores entidades de prática esportiva do país, em quantidade de filiados, equipes participantes e atletas, se considerados de forma linear a categoria adulta como base de comparação com outras entidades espalhadas por todo território nacional. 

Com todas as séries das 5 modalidades coletivas definidas, resta agora às atléticas participantes do torneio focar na temporadas 2019, na qual será celebrada a 10ª edição do Novo Desporto Universitário.

POLI USP fica com o título geral da temporada

A Atlética da Escola Politécnica da USP fechou o primeiro turno do NDU 2018 no topo do ranking geral do torneio e conseguiu manter a liderança até o final da temporada. As equipes da Poli USP marcaram presença em quase todos os pódios da elite do NDU no segundo semestre, com destaque para o título no vôlei masculino e para os vices no futsal masculino e feminino e no vôlei feminino.

Sobe e desce das Séries

O elevado nível das disputas e o equilíbrio são marcas registradas do NDU e o sobe e desce de divisões é comum até para equipes que tradicionalmente tem destaque no torneio. Muitas vezes, basta um deslize na fase classificatória para as equipes se obrigarem a mudar o foco das disputas pelo título pelo foco na permanência na divisão.

 #Treinaquesobe

A hashtag #treinaquesobe foi criada pela Atlética da Medicina Santo Amaro, mas parece que quem abraçou a mensagem em 2018 foram os atletas do Mackenzie.   Um dos fundadores do Novo Desporto Universitário, o Mackenzie ficou de fora das competições por 5 anos e voltou em peso em 2018 com a inscrição de 33 times no torneio.

No segundo semestre, as equipes mackenzistas acumularam 16 acessos de divisões. A Atlética da Economia Mackenzie pegou o elevador do NDU e subiu em 7 categorias. Os alunos-atletas da Arquiquetura do Mack subiram de divisão em 4 modalidades, mesmo número conquistado pela tradicional Horácio Lane (Engenharia Mackenzie), uma das mais antigas atléticas do Brasil.  A USCS (Universidade de São Caetano do Sul) também se destacou nas divisões de acesso e conseguiu subir de série com 4 times.

 Sobre o NDU

O Novo Desporto Universitário, criado em 2010, reúne grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.

O NDU tem o apoio das prefeituras municipais de Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.