São Paulo (SP) - Com o fim das disputas nas quadras, todas as atenções do Novo Desporto Universitário agora estão voltadas para a definição do título no futebol. Neste final de semana serão conhecidos os últimos campeões da temporada na única competição anual do NDU.
Em 2018 o futebol do NDU conta com 35 equipes divididas em três séries. Com mais de 700 atletas participantes, o torneio é a maior liga universitária do Brasil na modalidade. Passados 8 meses e 15 rodadas de competição, INSPER e Direito FMU fazem a tão esperada final da Série A neste final de semana.
O duelo
Classificado na segunda posição da tabela na fase inicial e atual campeão do torneio, o INSPER chega à final com status de favorito. Comandado pelo técnico Fábio Oliveira, a equipe da Atlética Raposa Loka aposta na marcação individual muito forte no meio campo e conseguiu a vaga na final após um duelo emocionante contra a FEA USP, decidido nos pênaltis.
O time do Direito FMU fez uma campanha surpreendente em 2018. Recém chegada na elite do futebol após a conquista do bronze na Série B em 2017, a equipe comandada pelo técnico Ricardo Guarinon teve o melhor ataque na fase classificatória (25 gols em 11 jogos) e conseguiu a vaga na final após aplicar um contundente 5 a 0 na EEFE-USP (maior campeã do futebol do NDU, com 3 títulos). Se vencer a final, a equipe alcançará o feito inédito de conquistar o título da Série A logo em seu primeiro ano na elite.
Olho neles
A equipe da Raposa Loka conta com um grande desfalque no final da temporada. Peça fundamental na conquista do título em 2017, Guilherme Fongaro está lesionado e não atuará na final. A equipe aposta suas fichas no atacante Pedro Cury, que jogou de zagueiro na última temporada e se lançou para o ataque em 2018. Abusando de jogadas de pivô, Cury tem acumulado boas atuações no torneio. Outra fortaleza do INSPER para a final é o meio campo Luigi.
A escola do futsal é a base do jogo para o Direito FMU. Bola no chão, pouco toque, marcação na pressão e movimentação excessiva são as características da equipe, que conta com atletas que também atuam no futebol de salão do NDU. O goleiro Fernando e camisa 10 Alan são os destaques da equipe, que apresenta um futebol moderno e ofensivo, com variações no repertório técnico e tático.
Tira-teima
As duas equipes se enfrentaram em maio deste ano na fase classificatória do torneio e a partida terminou com o placar de 3 a 3. A finalíssima da Série A tem tudo para ser um jogão!
Sobre o NDU
O Novo Desporto Universitário, criado em 2010, reúne grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.
O NDU tem o apoio das prefeituras municipais de Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.