Futebol conta com 6 equipes classificadas para os playoffs
São Paulo (SP) - Com 35 equipes divididas em três séries e com mais de 700 atletas participantes, o futebol do NDU é considerado a maior liga universitária do Brasil na modalidade. Após sete meses de competição, a fase classificatória vai chegando ao fim e a briga por uma vaga nos playoffs se acirra. Confira o panorama da Série A.
Segue o líder
A Mauá lidera com folga a tabela. Com 11 jogos disputados, a faculdade do ABC já fechou sua participação na fase classificatória, está garantida entre as quatro melhores equipes e terá a vantagem de jogar por resultados iguais nas quartas-de-final. Com duas derrotas, dois empates e sete vitórias, a campanha da Mauá teve como destaque o meio de campo habilidoso e articulador, somado a uma equipe bem estruturada nos setores defensivo e ofensivo.
POLI em segundo
Apenas uma combinação de resultados pode tirar a Poli do G4. A equipe da USP é conhecida pelo jogo sólido na defesa, liderada pelo capitão Matheus Tocchini, e tem nos contra-ataques sua arma mais fatal. A Poli USP é a atual vice-campeã da elite do NDU, passou invicta pelo primeiro semestre mas vem de duas derrota para Direiro PUC e EEFE USP
Raposa em ascensão
Na cola da Poli e com boas chances de classificação no G4 está o INSPER. Atual campeão do futebol, a Raposa Loca goleou a Medicina USP na última terça-feira e tem ainda 2 jogos para completar sua participação na primeira fase, podendo até desbancar a Mauá do topo da tabela.
Novato surpreende no G4
Estreante na elite do futebol do NDU, a FEA USP conquistou o acesso depois de sagrar-se campeã da Série B em 2017 e é a atual quarta colocada na tabela de classificação, com 17 pontos conquistados em 11 jogos. Com vaga garantida nos playoffs, a equipe aposta suas fichas no atacante Alayon, que fez boas partidas no início da temporada mas ainda não se destacou no segundo semestre. O camisa 9 feano é o atual detentor do Prêmio "Lance NDU", que congratula os melhores lances do torneio em todas as modalidades.
Cásper tenta vantagem
A equipe do Homem Pássaro tem na experiência do técnico Rodrigo Rosa uma de suas fortalezas. Rosa tem um vice-campeonato do NDU e comanda a equipe vermelha há três anos. O meio campista Caio Pecego, eleito o melhor atleta da temporada na modalidade em 2017, reforça a lista de destaques da equipe. Restando apenas uma partida para completar sua participação na fase classificatória, a Cásper enfrenta a já rebaixada FGV e tem boas chances de ir aos playoffs com a vantagem de um empate no placar agregado nas quartas.
Direito FMU, Direito PUC e EEFE USP completam a lista das equipes que estariam classificadas para a fase final se o torneio terminasse hoje. A Engenharia Anhembi também segue na briga, mas precisa de uma combinação de resultados para avançar aos playoffs. Restam apenas seis partidas para o término da primeira fase do futebol no NDU.
FECAP e FGV são as únicas equipes já rebaixadas no momento
Sobre o NDU
O Novo Desporto Universitário, criado em 2010, reúne grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.
O NDU tem o apoio das prefeituras municipais de Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.