São Paulo (SP) - Outubro é sempre um divisor de águas no Novo Desporto Universitário. Depois de dois meses de jogos, é neste mês que as disputas ficam mais intensas com as definições de classificados e rebaixados no torneio. A rodada do último final de semana definiu os primeiros classificados para a fase final do maio torneio universitário do Brasil. Mais de 80 partidas foram realizadas nas 5 modalidades esportivas. Confira as equipes da elite do NDU que já tem vaga carimbada nos playoffs.
Equilíbrio no Basquete
O equilíbrio é a marca principal do 2º turno da Série A no Basquete Feminino. Não há mais invictos entre as 12 equipes participantes e as vagas e posições estão abertas. No grupo A, Poli USP e USCS lideram com 7 pontos, mesma pontuação de Medicina USP e Direito Mackenziee Medicina ABC, destaques do Grupo B.
Medicina Taubaté e FEI são os times a serem batidos no Basquete Masculino. Invicta na temporada e atual campeã, a equipe do Vale do Paraíba já carimbou a vaga nos playoffs com duas rodadas de antecedência no grupo A. Na outra chave, a FEI, campeã do 2º turno de 2017, ainda não foi derrotada e já pode pensar na fase final.
Futsal promete emoção até o final
A elite do futsal feminino do NDU sempre reserva grandes emoções nos playoffs. Restando apenas um jogo para o fim da fase classificatória, todos os classificados já estão confirmados e resta apenas a definição de posição entre EEFE USP e MED ABC no Grupo B, que conta com Poli USP e Direito USP já classificadas. FEA USP, FMU, ICBIO USP e ESPM completam a lista das equipes que seguem na luta pelo título de uma das modalidades mais disputadas do NDU.
O equilíbrio também marca a chave masculina da Série A do futsal. A disputa segue aberta e restam apenas duas equipes invictas: Poli USP e Insper.
EEFE USP domina o Hand
O handebol da EEFE USP é destaque tanto na chave masculina quanto na feminina do NDU. As equipes uspianas estão invictas e garantiram a ponta da tabela nos Grupos A. Direiro USP e Poli USP completam a lista de equipes com 100% de aproveitamento no semestre, sendo que a Atlética XI de Agosto também está garantida nas finais como líder do Grupo B no Handebol Feminino.
Poli USP carimba vaga nas chaves feminina e masculina
Quando o assunto é vôlei na elite do NDU, a Poli é sempre lembrada como uma das favoritas. O retrospecto da atlética uspiana tanto no masculino quanto no feminino impõe respeito!
No segundo turno de 2018, a Poli USP parece manter a escrita e já garantiu a liderança nos dois naipes. Atual campeã da chave masculina, a Federal do ABC pôs fim a uma hegemonia de 3 anos da Poli USP em junho passado, e promete fazer frente à equipe da USP também no 2º turno, pois já tem a 1ª posição do grupo B garantida.
Sobre o NDU
O Novo Desporto Universitário, criado em 2010, reúne grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.
O NDU tem o apoio das prefeituras municipais de Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.