Em clima de Copa do Mundo, o primeiro turno do Novo Desporto Universitário conta com os confrontos decisivos da fase final a partir deste sábado. Entre as equipes que participam dos playoffs, o basquete da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) conta com um destaque de peso: a ala Jaqueline de Paula, que também atua profissionalmente.
Jogando pela equipe do Santo André, Jaqueline foi um dos principais destaques da Liga de Basquete Feminino em 2018 e encerrou a temporada como cestinha da competição mais importante do basquete feminino brasileiro, com média de 21 pontos. Após o fim da LBF no mês passado, a atleta mudou o foco para o NDU e desde então vem se destacando pela equipe do ABC Paulista.
Aos 32 anos, Jaqueline cursa o penúltimo semestre de Educação Física na USCS e pode ajudar sua equipe a alcançar a elite do basquete do NDU pela primeira vez. O time de São Caetano enfrenta a Engenharia Mackenzie neste domingo pelas quartas-de-final da Série B do NDU.
"Queremos seguir vencendo para subir de divisão. É uma alegria atuar no universitário e poder ajudar minhas colegas de classe e de quadra" revelou a atleta, que concilia os estudos com jornada dupla de treinos pelo clube e pela faculdade. "É uma rotina difícil e cansativa, mas vale a pena pensar no futuro, já que a carreira de atleta profissional é curta", completou.
Apesar de não ter conseguido uma boa campanha com o Santo André na LBF em 2018, Jaqueline vibra com o crescimento do basquete feminino no país. "Estamos em ascensão! A Liga está reerguendo modalidade e trazendo o basquete de volta ao lugar do qual nunca devia ter saído, desde as conquistas históricas da década de 1990", celebra a atleta, que também coleciona boas atuações pela seleção brasileira.
Com 33 equipes, dividas em três séries, o Novo Desporto Universitário é uma das maiores competições esportivas de basquete feminino das Américas.
Sobre o NDU
O Novo Desporto Universitário, criado em 2010, reúne grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.
O NDU tem o apoio das prefeituras municipais de Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.