NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

NDU e Faculdade de Medicina da USP promovem a segunda edição do curso de emergências no esporte

por NDU Comunicação | 2017-08-31
NDU e Faculdade de Medicina da USP promovem a segunda edição do curso de emergências no esporte

São Paulo (SP) - Com o objetivo de capacitar técnicos, árbitros e atletas na prestação de primeiros socorros, o Novo Desporto Universitário e a Faculdade de Medicina da USP promoverão a segunda edição do curso de emergências no esporte no dia 5 de agosto. O evento é gratuito para alunos, técnicos e participantes do NDU e será realizado no Campus FMUSP em duas turmas: no período da manhã, das 9h às 12h, e no período da tarde, das 14h às 17h.

As aulas abordarão situações de emergências clínicas e traumáticas que podem ocorrer em eventos esportivos, com enfoque em Suporte Básico de Vida (BLS), tendo duração total de três horas. A primeira edição do curso, ministrado em maio, reuniu cerca 100 pessoas.

A partir de 2018, todos os treinadores do NDU deverão ter o certificado do curso ou equivalente para estarem aptos a dirigir as equipes. Em eleição realizada na reunião ordinária para definição do calendário, os representantes das atléticas optaram por adiar a rodada inaugural do segundo semestre, inicialmente marcada para o dia 5 (sábado), para o dia seguinte ao curso. A medida visa aumentar a presença dos técnicos e alunos no curso.

Promovido por uma parceria entre o NDU, o Instituto de Ortopedia (IOT), o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP e a American Heart Association (AHA), o curso contará com a presença de médicos assistentes e residentes desses renomados Institutos, que ministrarão aulas teóricas e práticas.

Para Dante Raglione, coordenador da área médica do NDU, a vivência é de extrema importância para os participantes. \\\"É fundamental a presença de toda a comunidade esportiva do NDU no curso, pois é essencial que leigos saibam agir em situações de parada cardiorrespiratória ou em outras intercorrências em eventos esportivos. Saber agir devidamente nessas situações pode salvar vidas, especialmente quando o leigo, no contexto de uma parada cardiorrespiratória, maneja a situação de forma correta antes da chegada do atendimento profissional\\\".

Para a Doutora Natali Giannetta, médica coordenadora de Cursos de Emergências Cardiovasculares e Primeiros Socorros e representante da Americam Heart Association (AHA) - Incor - HC - FMUSP, o curso traz um ambiente mais seguro ao NDU. \\\"As emergências acontecem de maneira inesperada e longe dos centros de saúde, sendo fundamental a participação ativa da população para evitar piores desfechos dessas condições. Saber identificar e ajudar nos primeiros minutos salva vidas! Quando os universitários percebem que podem agir nos primeiros socorros e ajudar, todos se beneficiam\\\", pontuou Natali, uma das professoras do curso.

Além de ministrar novos cursos de capacitação para emergências, o NDU tomará outras medidas visando a prevenção de acidentes como: a instalação de DEAs (desfibriladores) nas instalações esportivas, parcerias com clubes e prefeituras para suporte avançado de vida, instituição de questionário preventivo (PAR-Q) à inscrição dos atletas já em 2018, além de parcerias com institutos hospitalares para diagnóstico e tratamento de atletas que necessitem de segmento médico ou de outros profissionais da saúde.

A junta médica do NDU será o órgão responsável em orientar a comunidade sobre todas as medidas preventivas e a forma de condução de possíveis intercorrências.

Sobre o NDU

Criado em 2010, o Novo Desporto Universitário reúne grandes lideranças representativas do esporte universitário do Estado de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento.

O formato de gestão do NDU conta com a participação das entidades associadas em todos os processos do campeonato. Em sistema de voto democrático, os associados ativos são os principais protagonistas da entidade, objetivando atender os anseios de nosso maior patrimônio: atletas, técnicos e dirigentes.

O NDU tem o apoio das prefeituras municipais de Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.