Neste final de semana a bola laranja vai subir para as Finais do Basquete do NDU (Novo Desporto Universitário). O palco para a definição dos grandes campeões da Série A, B e C da categoria masculina e das Séries A e B da categoria feminina será o Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP), casa do Club Athletico Paulistano.
O NDU é considerado o maior torneio de equipes do basquete feminino do Brasil, com total de 20 times participantes. O fundador do Novo Desporto Universitário, Ricardo Bochicchio, não esconde seu carinho pela modalidade, principalmente no naipe feminino. \\\\\\\"O cenário de competições nacionais de basquete feminino vem se reestruturando nos últimos anos com o fortalecimento da LBF (Liga de Basquete Feminino) no alto rendimento. O NDU acompanha este movimento no âmbito universitário, estimulando as equipes em um torneio extenso, competitivo e equilibrado\\\\\\\", revela Bochicchio.
A chave feminina da modalidade no NDU foi de tirar o fôlego. De início, a competição contou com uma primeira fase, onde as 20 equipes realizaram quatro jogos cada. As 16 melhores colocadas se classificaram para os playoffs e disputaram a fase oitavas de final em chaveamento olímpico.
As oito equipes que triunfaram nas oitavas formaram a Série A da categoria feminina do basquete do NDU. Já os outros oito times, que saíram de quadra com resultado negativo nas oitavas de final, formaram outro grupo e passaram a disputar o troféu da Série B.
Donas da quarta colocação geral na primeira fase e com triunfos sobre Medicina UNESP Botucatu, FEI e Medicina ABC nos playoffs, a Medicina USP decidirá o título da Série A contra Getúlio Vargas, donas da 2ª colocação geral, que superaram Direito USP, ESPM e Medicina Paulista até chegar a grande Final. A partida será realizada às 17h45 deste domingo.
Antes da grande decisão da Série A, a Medicina UNESP Botucatu enfrenta a Medicina Santo Amaro para a decisão do título da Série B do basquete feminino do NDU, às 16 horas (de Brasília).
Já a categoria masculina do basquete, que conta com 35 equipes participantes, foi dividida em três divisões (Série A, B e C), cada uma com dois grupos com seis equipes, com cada equipe disputando cinco partidas. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificaram e passaram a disputar os playoffs de suas respectivas divisões.
Na Série A, a Comunicação Anhembi, vice colocada do Grupo B, superou FAE Metodista e INSPER, e disputa o troféu de campeão contra a EEFE USP, 3ª colocada do Grupo B, que venceu FEI e Politécnica USP para chegar na decisão. As duas equipes se enfrentaram na primeira fase da competição e a vitória ficou com a Comunicação Anhembi, por 80 a 75.
Na Série B a grande Final será disputada entre FEA USP e Getúlio Vargas. As duas equipes lideraram seus respectivos grupos na primeira fase, ambas com cinco vitórias em cinco partidas disputadas, e também venceram seus dois compromissos antes da decisão.
Na Série C, Rio Branco e Engenharia São Judas disputam o título. As duas equipes participaram do Grupo A durante a primeira fase e lideraram o grupo. Rio Branco terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento e foi o único time que conseguiu sair de quadra com vitória sobre São Judas.
\r\n
\r\n
Feminino
\r\n
Decisão Série A: Medicina USP x Getúlio Vargas
\r\n
Horário: 17h45
\r\n
Data: 02/07
\r\n
Decisão Série B:Medicina UNESP x Medicina Santo Amaro
\r\n
Horário: 16h00
\r\n
Data: 02/07
\r\n
\r\n
Masculino
\r\n
Decisão Série A: Comunicação Anhembix EEFE USP
\r\n
Horário: 19h30
\r\n
Data: 02/07
\r\n
\r\n
Decisão Série B:FEA USP x Getúlio Vargas
\r\n
Horário: 21h15
\r\n
Data: 02/07
\r\n
\r\n
Decisão Série C:Rio Branco x Engenharia São Judas
\r\n
Horário: 19h30
\r\n
Data: 01/07
\r\n