No último dia 27 de maio, em iniciativa inédita na história do desporto educacional nacional, representantes das Atléticas filiadas, técnicos, árbitros e representantes do Novo Desporto Universitário - NDU se reuniram na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para a realização do curso inaugural de emergências no esporte – atividade que foi inserida no calendário anual do NDU a partir de 2017.
O curso, promovido por uma parceria entre o NDU, o Instituto de Ortopedia (IOT), o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP e a American Heart Association (AHA), contou com a presença de médicos assistentes e residentes desses renomados Institutos, que ministraram aulas teóricas e práticas para aproximadamente 100 participantes presentes. As aulas abordaram temas de emergências que poderiam ocorrer durante eventos esportivos, tanto clínicas, como traumáticas, com enfoque em Suporte Básico de Vida (BLS), tendo duração total de três horas.
Além de abordar as diversas possibilidades de ocorrências na área médica, o curso também enfocou o maior tipo de emergência que pode ocorrer em um evento esportivo: a parada cardiorrespiratória. Os participantes do curso treinaram em bonecos a massagem cardíaca e a utilização do Desfibrilador Elétrico Automatizado (DEA), medidas que mudam a mortalidade nesse tipo de ocorrência. O curso abordou a importância do correto manejo de pessoas com esse tipo de enfermidade, que deve ocorrer imediatamente enquanto não há a chegada do suporte avançado - inclusive por pessoas que não são da área médica - pelo fato de que, após 3 minutos da ocorrência, pode haver dano cerebral irreversível.
"É essencial que leigos saibam como agir em situações de intercorrências clínicas, traumáticas e em especial de parada cardiorrespiratória. Em países como o Japão, a população sabe como manejar uma situação dessas até a chegada da equipe médica, o que explica o bom prognóstico dos pacientes atendidos nessa situação nesse país, inclusive em eventos esportivos" - afirma Dante Raglione, médico palestrante e um dos organizadores do curso.
O curso de emergências no esporte é uma das primeiras medidas realizadas pelo NDU visando à promoção da saúde de toda comunidade esportiva universitária, em especial, de nossos atletas. Muito mais está por vir.
A junta médica do NDU será o órgão responsável em orientar a comunidade sobre todas as medidas preventivas e a forma de condução de possíveis intercorrências, sejam elas nos jogos oficiais do NDU, em treinos, em amistosos, em jogos intercursos e até mesmo no cotidiano pessoal para a realização das corretas práticas na área da saúde.
Essas medidas incluem, além de ministrar novos cursos de capacitação para emergências esportivas, a instalação de DEAs (desfibriladores) nos equipamentos esportivos, parcerias com clubes e prefeituras para suporte avançado de vida, instituição de questionário preventivo (PAR-Q) à inscrição dos atletas já em 2018, além de parcerias com institutos hospitalares para diagnóstico e tratamento de atletas que necessitem de segmento médico ou de outros profissionais da saúde.
O próximo curso de emergências no esporte será realizado no dia 5 de agosto, também na FMUSP. São esperadas mais de 200 pessoas para essa data, entre técnicos, representantes, atletas e oficiais de arbitragem.