Os times começam o\r\ncampeonato com um objetivo: ser campeão. Mas para alcançar o tão almejado\r\ntítulo as atléticas passam por caminhos difíceis. Na primeira fase, as equipes\r\nencararam disputas eletrizantes pelas vagas na fase decisiva. Divididas por\r\ngrupos, cada uma jogou – em média – cinco a seis jogos durante o semestre. Para\r\nquem teve um desempenho melhor, chega nesse final de semana para disputar os\r\nfamosos Playoffs do NDU.
\r\nNo basquete feminino, EEFE-USP na série A e Cásper Líbero\r\nna série B garantiram 100% de aproveitamento na primeira fase. As duas equipes\r\ntambém possuem os melhores ataques de suas divisões, com 245 e 147 cestas\r\nmarcadas, respectivamente. As uspianas jogam contra a FEI, também disputando\r\numa vaga na semi-final, domingo às 19h30 no Paulistano. E as casperianas\r\nenfrentam a Medicina Mogi nas quartas-de-final neste sábado, às 13h30, na\r\nquadra da Medicina USP
\r\nNo naipe masculino, o basquete tem um dos campeonato mais\r\nequilibrado da história do NDU. Somente Medicina ABC (série B) e Engenharia\r\nAnhembi (série C) conseguiram vencer todos os jogos da primeira fase, e a\r\ntarefa não foi nada fácil. A equipe da Medicina ABC teve que lutar até o fim\r\ncontra FEA USP e Medicina Paulista para conquistar as duas vitórias apertadas\r\n(com apenas 3 e 4 pontos de diferença, respectivamente, no placar final). Na série A, FEI e Medicina Santa Casa não\r\nconseguiram se manter invictas, mas garantiram a primeira colocação de seus\r\ngrupos com 4 vitórias cada.
\r\nNo futsal feminino, as tradicionais equipes da FMU e da\r\nEEFE-USP confirmaram o que a maioria já podia imaginar. As duas asseguraram\r\nsuas vagas nos playoffs com tranquilidade e foram as primeiras colocadas em\r\nseus grupos da série A. Na série B, ICBIÓ-USP e FAU-USP passaram pela primeira\r\nfase de forma invicta e também possuem os dois melhores ataques até o momento.\r\nNa série C, a FECAP fez a melhor campanha e terminou a primeira fase com 15\r\npontos, além de ter também o melhor ataque com 22 gols.
\r\nAo contrário do naipe feminino, o campeonato masculino de\r\nfutsal mostrou algumas surpresas na fase regular. A Mauá fez a melhor campanha\r\nda série A com 12 pontos, seguida por Comunicação Anhembi e ESPM que fizeram\r\n11. Na série C, Direito FMU e FATEC SP têm 100% de aproveitamento e chegam com\r\nmuita força para a disputa dos jogos de mata-mata.
\r\nAs equipes finalistas do handebol feminino no primeiro\r\nsemestre mantiveram a base e o alto-nível de seu jogo, e continuam fazendo boas\r\ncampanhas na série A. As atuais finalistas, Medicina USP e ESPM venceram todos\r\nos seus jogos e confirmaram as primeiras colocações dos grupos. Medicina ABC e\r\nMedicina Santa Casa também estão tendo grandes atuações durante o semestre e\r\npodem chegar com força nos playoffs para desbancar as favoritas.
\r\nNo naipe masculino, os três líderes dos grupos da série B\r\n(Comunicação Anhembi, Direito USP e Federal do ABC) fizeram campanhas\r\nperfeitas, vencendo todos seus jogos. Na série A, a Politécnica-USP também teve\r\n100% de aproveitamento e chega com muita força para a disputa dos playoffs.
\r\nNo voleibol feminino, Medicina ABC e Fundação Getúlio\r\nVargas foram as primeiras colocadas dos seus grupos na série A, se\r\nclassificando para os playoffs para enfrentar, respectivamente, FMU e ESPM nas\r\nquartas-de-final. Na série B, ECA-USP e Odontologia-USP duelam às 12h no\r\ndomingo por uma vaga nas quartas de final em uma partida que promete muito\r\nequilíbrio.
\r\nA equipe masculina de voleibol da FEA USP tem se mostrado\r\ncada vez mais forte, e chega para a disputa de mais um mata-mata visando o\r\ntítulo da série A. Com cinco vitórias em cinco jogos, a FEA conquistou a\r\nprimeira colocação do grupo A e enfrentará a UNIFESP Osasco nas\r\nquartas-de-final (data ainda não definida).
\r\nNo campeonato anual do futebol de campo, os playoffs\r\ndemoraram mais, mas enfim chegou a hora decisiva. Na série A, os 8 times\r\nclassificados depois da disputa por pontos corridos se enfrentam nas quartas de\r\nfinal. Os atuais campeões da EEFE-USP fizeram a melhor campanha durante os dez\r\njogos da primeira fase, somando 20 pontos com 6 vitórias, 2 empates e 2\r\nderrotas. Na série B, o equilíbrio é a característica predominante dos jogos.\r\nApenas 3 pontos separaram a primeira colocada, EACH-USP, da sexta colocada,\r\nComunicação PUC. Dos 12 times classificados para os playoffs, 8 irão se\r\nenfrentar neste sábado, na Cidade Dutra em interlagos, para definir os\r\nclassificados para as quartas-de-final.
\r\nNo primeiro semestre, FEI e Medicina USP classificaram\r\ntodas suas equipes para os playoffs, conquistaram dois títulos cada e obtiveram\r\nas maiores pontuações gerais dentre as atléticas do Novo Desporto\r\nUniversitário. No futsal masculino, a FEI conquistou a medalha de ouro na série\r\nA e a Medicina USP na série B. Além disso, a FEI também foi campeã da série B\r\ndo basquete feminino e a Med USP venceu – mais uma vez – o campeonato de\r\nhandebol feminino (série A).
\r\nA partir de agora, cada movimento em quadra ou em campo é\r\ndeterminante. Os jogos são definidos em detalhes, e ninguém quer cair fora da\r\nfase final do campeonato. Até os menores erros podem custar a classificação do\r\ntime, e os atletas se preparam muito a cada treino para que eles não aconteçam.\r\nA equipe do NDU deseja boa sorte a todos!