No último final de semana, as equipes de futsal masculino e feminino do Novo Desporto Universitário entraram em quadra para continuar a disputa do semestre. Com jogos na UNIP Marginal, Medicina USP e Lauro Gomes, elas se enfrentaram com pensamentos diferentes. Alguns visavam manter a regularidade para garantir as primeiras colocações do grupo e lutar pelas vagas nos playoffs e outros times lutam para afastar o fantasma do rebaixamento de qualquer maneira.
Na série B do futsal feminino, as meninas do ICBIÓ são a sensação do campeonato até aqui. Chegando com moral depois do título da série C no 1º semestre do ano, elas estão jogando bem e com eficiência – comprovada pela campanha do time na competição. Invicta e disparada na primeira colocação do grupo A (com 6 pontos a mais que a segundo colocada), a equipe já pensa no título, mas vai tentando não se empolgar e manter os pés no chão. “Nós nunca nos acomodamos, e essa invencibilidade só é possível graças ao osso empenho dentro de quadra em cada rodada”, disse Fernanda Coutinho, diretora do futsal feminino ICBIÓ.
Pelo naipe masculino, também na série B do futsal, FEA USP e EEFE USP fizeram um dos jogos mais esperados da 1ª fase no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul. As tradicionais equipes da USP passam por momentos de reformulação, e têm a volta para a série A como um de seus principais objetivos. Marcando o primeiro gol com menos de 1 minuto de jogo, a FEA soube administrar o placar e a posse de bola para vencer o jogo por 3 a 2. O ala Ivan Friedlander é um dos destaques da FEA na temporada, e declarou: “Essa vitória permitiu que a gente chegasse muito perto de atingir o primeiro objetivo dentro do campeonato, que é ser o melhor time da primeira fase. Além disso, o resultado nos dá confiança pros próximos jogos e deixa a EEFE do outro lado da chave nos playoffs”.
Ainda no futsal masculino, mas na série A da competição, a Mauá vai fazendo apresentações de muita qualidade e conquistando os pontos que precisa. Com três vitórias em três jogos, a equipe que fugiu do rebaixamento por pouco no último semestre já começa a pensar no título. No último domingo, também no ginásio Lauro Gomes, foi a vez do INSPER sofrer nas mãos da Mauá. Com sua qualidade, a equipe se impôs em quadra e conquistou a vitória por 6 a 3 com muita inteligência e obediência tática. “Precisamos continuar treinando forte toda semana e continuar respeitando os adversários para chegar forte nos playoffs e buscar o título”, afirmou Renan Maturana, ala da Mauá.
Voltando ao futsal feminino, é muito difícil não falar da FMU. A equipe – ao lado da EEFE – sempre chega às fases finais da competição e com força para vencer o título. Com sua qualidade e sua tradição na modalidade, a FMU continua brilhando e tem 100% de aproveitamento até agora na série A. Mas, nem tudo é tão tranquilo como parece. Neste domingo a FMU enfrentou a FEA USP, e o jogo foi complicado. Dificultadas pela velocidade e pela boa saída de bola da FEA, as meninas da FMU – para conseguir mais uma vitória e praticamente garantir a vaga nos playoffs antecipadamente – tiveram que ser muito eficientes nas chances que se apresentaram, e foram. Mais uma vitória da FMU, dessa vez por 6 X 2 em um grande jogo realizado na UNIP Marginal. A fixa Denise Chierighini analisou o desempenho do time no semestre e na temporada, e falou: “O segredo é treinar sempre. Nesse semestre, adotamos uma política um pouco mais incisiva em relação aos treinos: não faltamos, independente dos horários dos treinamentos e – além disso – estamos fazendo muitos amistosos”.
No próximo final de semana, as equipes voltam às quadras para continuarem as brigas por título e classificação e pela fuga do rebaixamento. Fique ligado para saber quem serão os campeões e para acompanhar o desempenho de seus times preferidos.