NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Vitor Gaido - Cestinha Basquete Série C

por NDU Comunicação | 2017-05-09
Vitor Gaido  - Cestinha Basquete Série C
A equipe de basquete masculino da FECAP fez uma bela campanha na série C durante o primeiro semestre de 2016. Lutando ponto a ponto para conquistar suas vitórias, conseguiram alcançar a semifinal. Apesar da derrota para a FAE Metodista, é importante ressaltar a atuação do cestinha da competição – Vitor Gaido – que marcou 47 dos 56 pontos do time.

Além da atuação histórica na semifinal e de ter contribuído muito para as vitórias do seu time durante todo o campeonato em sua primeira temporada no NDU, Vitor mostrou toda sua força e o poder de concentração que possui ao entrar nas quadras mesmo depois de perder seu pai – que foi e sempre vai ser – uma de suas inspirações para jogar. Saiba mais sobre ele e sobre sua história na ficha técnica a seguir:

Nome: Vitor Gaido Martiniano

Atlética e Faculdade: A.A.A. FECAP - FECAP

Modalidade: Basquete

Posição: Ala-armador

Idade: 24 anos

Altura: 1,80

Histórico no esporte: “Vim de uma família de esportistas. Minha mãe foi jogadora de vôlei e meu pai era jogador de futsal. Ambos amam esportes e comecei a praticar basquete pois eles assistiam jogos da NBA, na época do Michael Jordan contra o Jazz do Malone e Stockton. Comecei aos 7 anos treinando no Juventus da Mooca pela proximidade do clube com minha casa. Na época tive que escolher entre natação e basquete pois praticava os 2 esportes, e optei pelo basquete. Fui federado e joguei as categorias pré mini, mini e mirim pelo Sírio. Posteriormente fui jogar a categoria infantil pelo Palmeiras. E continuei por mais 2 anos jogando no Janeth Arcain, até parar devido à uma lesão que tenho em meu tornozelo.”

Títulos no esporte: 4º cestinha da categoria pré-mini, 3º cestinha da categoria mini, 16º cestinha da categoria mirim, 8º cestinha da categoria infantil. 2 convocações para a selação paulista de base.

Trajetória no esporte universitário: “Jogo desde 2010 quando entrei na Fecap. Na época, não possuíamos um time tão competitivo. Joguei meu primeiro Economíadas em 2010 perdendo no primeiro jogo. Joguei o Economíadas nos anos de 2011, 2012, 2014 e 2015, todos eliminado no 1º jogo. Em 2013 fui vice campeão do Economíadas. Tranquei minha faculdade durante um tempo, impedindo-me de participar de mais competições universitárias. Minha estreia no NDU foi nesse primeiro semestre.”

Importância do esporte na sua vida: “Esporte na minha vida é basicamente tudo. Respiro esportes 24 horas por dia, não só basquete mas todos que me interessam, e são muitos. Vim de família de esportistas, acho que o esporte é fundamental para criar qualquer pessoa, é com ele que aprendi a ter caráter, trabalhar em equipe, ser líder, respeitar hierarquia, saber lidar com a derrota e muito mais. O esporte foi a base da minha educação e molda meus conceitos até hoje. Ele não melhora apenas a saúde física ou mental, esporte anda lado a lado com a educação e tenho certeza que se nosso país investisse mais em esporte (e não investir em apenas 1 esporte), o Brasil seria um país melhor.”

Inspiração: “Minhas inspirações sempre serão meu pai e minha mãe. Gosto de esporte por conta deles, fui criado sabendo da importância de ser um atleta e o quanto era favorável para mim. Perdi meu pai recentemente e cada ponto ou cesta que faço hoje é destinada para ele, pois sei do esforço que ele fazia quando me levava para treinar, me esperava até o treino acabar para eu não voltar sozinho. Nunca esquecerei de todos gritos que minha mãe gritava na arquibancada, eles faziam isso apenas para que o sonho de seu filho fosse realizado, sonho esse que era jogar na NBA, portanto, eles são e continuam a ser minha inspiração.”