O Novo Desporto Universitário (NDU) foi constituído no dia 11 de março de 2010 - reunindo grandes lideranças de representação do desporto universitário do Estado de São Paulo - com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento universitário.
O formato de gestão e organização desportiva do NDU conta com a participação das entidades associadas em todos os processos do campeonato. Responsáveis pelas decisões do Novo Desporto Universitário em sistema de voto democrático, os associados ativos, são os principais protagonistas da entidade, objetivando atender os anseios de nosso maior patrimônio: atletas, técnicos e dirigentes.
Em sua fundação, contou com a participação de 22 entidades de prática esportiva do Estado de São Paulo através das seguintes Atléticas/Universidades:
Com esta nova metodologia, o NDU alcançou nos últimos dois anos, lugar de destaque na comunidade esportiva paulista, consolidando uma imagem voltada à organização, compromisso e qualidade. Hoje conta com 42 entidades participantes em suas atividades esportivas, com mais de 400 equipes inscritas semestralmente, nas quais participam das seguintes modalidades: Basquetebol Feminino e Masculino, Futsal Feminino e Masculino, Handebol Feminino e Masculino e Voleibol Feminino e Masculino. Entre as modalidades disputadas no NDU, também está o campeonato anual de Futebol de Campo Masculino..
Destacam-se, também, o relevante apoio dado por expressivas prefeituras municipais e grandes clubes da capital paulista em todo o processo organizacional e de infraestrutura cedidos ao NDU, visto a credibilidade conquistada através de suas ações junto à sociedade paulista.
Para melhor desenvolver o Esporte Universitário, o NDU aplica em todas as suas atividades os seguintes princípios institucionais:
Desenvolver política desportiva em âmbito universitário, objetivando o congraçamento entre atletas, membros de comissões técnicas e dirigentes das diferentes entidades de prática esportiva filiadas. Proporcionar competições nas modalidades coletivas e individuais com excelência em sua organização, equilíbrio nos confrontos, infraestrutura diferenciada em suas praças desportivas e participação de equipes de arbitragem com destacado nível técnico.
Viabilizar ações comerciais, de marketing e de mídia institucional com o intuito de proporcionar retorno direto a seus participantes, subsidiando suas despesas.
Construir uma nova imagem para o esporte universitário, vinculando valores acadêmicos (das diversas áreas do conhecimento), éticos (na busca pela melhoria nas relações humanas) e do olimpismo moderno.
Através do esporte, ser uma das ferramentas de formação humana, cultivando valores e atitudes fundamentais à construção do cidadão consciente de seu papel na sociedade brasileira.
Ser, dentro do segmento universitário, uma das principais Instituições esportivas educacionais do Brasil.